background image

Como o valor do combustível impacta no cálculo do frete

22/03/2022

Bárbara Argenta

porBárbara Argenta
Analista de conteúdo

Freepik

Como o valor do combustível impacta no cálculo do frete

O maior custo para um veículo rodar é o custo com combustível. Se considerar as constantes altas nos preços, é possível entender um dos porquês de tantos aumentos também nos preços finais dos produtos.

Para manter sua empresa na concorrência, não gerar cobranças excessivas e ter lucro, é fundamental que esses números ligados às variações de preço do combustível sejam acompanhados de forma próxima. Veja como:

  • As variações gerais de preço do combustível incluem as movimentações do dólar, do preço do barril de petróleo no mercado internacional, preço do biodiesel (que é mistura obrigatória) e impostos que incidem. Nesse contexto, é importante estar atento ao cenário geral, pois movimentações nesse âmbito podem gerar mudanças nos preços pagos pelos combustíveis usados na operação.

  • Já no dia a dia, para controle interno, ao fazer o acompanhamento do cálculo de combustível, considere o combustível utilizado e os quilômetros percorridos.
  • O cálculo realizado para saber quanto foi gasto é feito usando basicamente 3 informações: KM inicial com o tanque cheio, KM no momento de abastecer e litros abastecidos para encher o tanque


Por exemplo:

O KM inicial era de 19.000

Seu caminhão saiu com o tanque cheio e rodou 1.000KM

Chegou ao destino e precisou abastecer 400 litros para completar o tanque

Então o cálculo é: 20.000 - 19.000 / 400 = 2,5 km/litro

  • Nesse exemplo você tem uma média de 2,5 km/litro, então multiplica-se pelo valor do combustível que será usado e aplica-se ao frete.
  • É importante que você controle o km por litro, pois assim o rastreio de gastos excessivos e consequentes prejuízos fica mais fácil, além disso, o cálculo para incluir no frete, será mais simples. Existem ferramentas e sistemas que facilitam este controle e ajudam os gestores a encontrar “furos” na operação, como, por exemplo, desvios de combustível.

Para a cobrança do frete total, fique atento aos custos variáveis e fixos mensais. Sabendo desses números, será mais fácil identificar qual o mínimo necessário a ser cobrado para cobrir e manter o lucro no frete.

Lembre-se de considerar as taxas que incidem, a modalidade de contratação e também o tipo de frete que será realizado.

Esses fatores interferem na composição do preço, e transbordam, consequentemente, para o preço que será cobrado no frete.

Até logo!

Voltar