03/03/2021
porVitor Sabag
Analista de postos
O assunto do preço dos combustíveis vem ganhando cada vez mais espaço no noticiário nacional. A escalada do dólar e do barril de petróleo nos mercados internacionais elevou o preço dos derivados e pressionou o Presidente Jair Bolsonaro a editar um decreto e uma Medida Provisória isentando a cobrança do PIS/COFINS sobre o Diesel.
Na prática, tal isenção deveria reduzir o preço deste combustível em aproximadamente R$0,35 por litro, porém, até o momento, a diminuição não pode ser verificada na bomba dos postos de combustível por conta de outras 4 variáveis que também impactaram diretamente o preço do Diesel:
Portanto, a isenção anunciada pelo Governo Federal não será suficiente para baratear o preço do Diesel como o esperado pelos caminhoneiros. As peculiaridades de cada estado, como o ICMS e o custo do biodiesel em cada região do país, ameniza a iniciativa federal e pouco resolve o “barulho” do preço dos combustíveis
Confira abaixo quadro com os dados segregados por estado e os impactos aproximados em cada região:
O Gasola conecta transportadoras com postos de combustível em todo país, através de uma plataforma de gestão 100% online. Focados sempre em gerar as melhores negociações e garantir uma gestão impecável de consumo das frotas.
Gasola Gestão de Combustíveis - Todos os direitos reservados